terça-feira, 26 de julho de 2011

Informação em suas Mãos

Desde tempos mitológicos que o homem busca a acessibilidade à informação, sente-se sedento em comunicar-se, pois muito se demanda da comunicação, como o comercio, geografia, cultura e a linguagem dos povos, assim tanto antigamente quanto atualmente aquele que tiver o domínio e controle sobre a informação terá o poder em suas mãos de destinar o futuro para muitos povos.
Embora a disponibilidade da informação hoje seja absurdamente facilitada por grandes meios de comunicação como a internet, celulares, emissoras de rádios e TV, muitas pessoas ainda vivem em um mundo às escuras sem o conhecimento prévio sobre assuntos tão básicos como o código do consumidor, constituição federal, etc. sendo essas pessoas possivelmente manipuladas pelos que provém do conhecimento.
Em uma pesquisa feita pela UNESCO, relata o seguinte: “O Brasil manteve a mesma posição do ano passado e ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação”. Com isso percebemos que o país que se prepara para receber dois grandes eventos como são a Copa do mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016 ainda não investiu na principal obra que é a educação, base essa que servirá para o crescimento deste país em um futuro não tão distante, caso se pense hoje, agora, em investir em educação.
Sempre estamos nos lastimando pelo incomodo que nos causa ao ver pessoas mendigando pelo pão de cada dia, crianças cada vez mais envolvidas em sérios problemas de latrocínios, homicídios, vícios em drogas sejam elas como o álcool, cola, cocaína, maconha, dentre diversas outras. Enfim parece muito comum ver jovens se alcoolizando perdendo seu controle e se auto-afirmando em festas, baladas gerando assim brigas, causando desconforto a todos, pois bem, e o que falamos: “ah pow, é mais um brabo querendo aparecer”, será que realmente temos a informação necessária?
O preconceito, ou seja, um pré-julgamento sobre as atitudes, decisões e pensamentos daqueles que não conhecemos infelizmente faz-se presente em quase toda humanidade, do oriente ao ocidente, pois o homem em sua grande maioria busca convencer que a sua informação e sua cultura, por vezes será a mais adequada sem ao menos conhecer aos demais povos e culturas, pois bem que arregalemos aos olhos e busquemos a informação por parte de tudo, antes de opinar.     
A informação é uma arma muito útil tanto para impedir revoluções, guerras quanto enganar a muitos, que possamos nos informar a cada vez mais sobre este imenso e belo universo que nos cerca e que pode nos propiciar evoluções fantásticas como a ida do homem à lua, o descobrimento do maravilhoso e misterioso mundo da nanotecnologia, e ao conhecimento de nossos antepassados para rumarmos a um mundo evoluído, livre do preconceito e demais pecados, pois a informação está na sua mão, basta não fechá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário